TAG – 10 fatos que falam sobre o Suicídio #Setembro Amarelo

Olá!!!

Estou muito feliz, confesso, que este post é bastante especial pra mim, primeiro devido a relevância do tema que a tag trás, e segundo porque foi a minha amiga/leitora/blogueira preferida que criou e me indicou para responder também, a cacheada glamourosa Vanessa, do blog lindo Amor, Vida e Fé, ou seja, muito amor envolvido!

“Mas como assim Isa, duas tags seguidas aqui no blog?”

Você pode estar se perguntando exatamente isto. Realmente, não gosto de repetir conteúdos, na verdade minha intenção é sempre estar alternando bem os posts, contudo, sim, desta vez vai ter duas tags seguidas. Fui indicada ontem, e não dava pra deixar pra depois, não mesmo.

A Van criou a TAG com a intenção de trazer algumas questões que podem nos ajudar ou ajudar alguém que a gente conhece a identificar se existe um pensamento suicida. Achei o máximo esta iniciativa dela!!!

Agora chega de enrolar e vamos ao que interessa, responder as perguntinhas logo.

Blogs indicados e regras:

  • Colocar o logo da tag √
  • Colocar o nome do site que te indicou e linkar √
  • Indicar até 3 blogs para responder √

amor-vida-e-fe

Only Secret Dreams
Depois de Nós
Charme-se

TAG – 10 fatos que falam sobre o Suicídio | Setembro Amarelo

  • Você sabe identificar os comportamentos e as ideias das pessoas suicidas?

Sinceramente não sei muito. Acredito que a pessoa demonstre pouco interesse pela vida, pouca esperança em dias melhores, seja mais fechada, menos aberta a opiniões, esteja sofrendo algum drama intenso, espiritual, familiar, financeiro, etc. Espero estar certa e pesquisar mais sobre isso agora. Fiquei curiosa.

  • Já fez algum tipo de terapia com profissionais especializados (Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra)? — Embora fazer terapia, não seja somente para pessoas que possuem pensamentos suicidas.

Não, nunca fiz, mas tenho muita vontade de fazer. Deve ser esclarecedor.

  • Você tem o hábito de escutar as pessoas?

Sim, eu levo muito em consideração ao que os outros pensam de mim. Não a ponto de deixar de fazer algo que gosto e que considero bom, mas ao ponto de pensar antes de agir, pensar no conselho recebido, ponderar e tentar adotar conforme sua relevância.

  • Consegue identificar com facilidade quando um amigo ou alguém muito próximo a você está triste, tem alteração de humor ou se isola?

Sim, eu sou muito sensível e observadora. Se for do tipo de pessoa que é melhor deixar um tempo a sós eu respeito, mas depois chego perto para conversar. Se for do tipo de pessoa mais acessível, na mesma hora eu já puxo uma conversa, pra tentar ajudar.

  • Você já teve pensamentos suicidas ou já tentou se matar?

Nunca tive. Nem tentei me matar. Isso atribuo a minha fé. Porque por mais que as circunstancias não estejam das melhores, eu tenho certeza que tudo passa. E assim tenho esperanças em dias diferentes, fé em Deus, fé na vida, amor por mim mesma e por todos aqueles que deixaria para trás.

  • Já passou por momentos de tristeza ou ansiedade profunda?

Sim, acredito que toda pessoa passa ou já passou, e vai passar por isso várias e várias vezes na vida, mas tudo depende de como você encara momentos difíceis. Amor próprio, força de vontade, otimismo e fé em Deus, acredito que sejam determinantes pra você sempre se manter firme, de pé e positivo.

  • Já parou para pensar sobre o que de fato é o suicídio?

É algo perturbador, pra quem vai e pra quem fica. Quem vai, deixa muitas incógnitas nas pessoas que deixa para trás, muita dor, muitos questionamentos, sentimento de impotência. E quem vai perde a chance de viver todos os momentos que estariam pela frente. Coisas maravilhosas que poderiam acontecer. Perde a oportunidade de deixar sua própria marca no mundo. É um ato muito doloroso.

  • Sabe o que é o setembro amarelo?

Sim, pelo que sei é um mês destinado a conscientização contra o suicídio, em que as pessoas se disponibilizam para ouvir, aconselhar e encorajar outras pessoas que pensam em se matar. Lógico que quem se habilita a ajudar, pode ajudar qualquer época do ano.

  • Você se corta ou se machuca por que uma dor interna incontrolável dentro de você?

Confesso que quando eu era criança, quando algo me contrariava eu me arranhava. Mas isso ficou no passado, restrito aos meus 7, 8, 9 anos de idade. Depois dessa época nunca mais fiz nada parecido, graças a Deus.

  • Você está sofrendo porque um amigo ou ente querido acabou de falecer e por isso tem pensamentos negativos e vontade de sumir?

Não, graças a Deus, mas acredito que não deve ser nada fácil pra quem se sente assim. Meu conselho é parar, refletir, fazer algo que goste muito, comer algo que goste muito. Tentar pensar em seus planos e sonhos, lembrando sempre que tudo passa, inclusive a dor, e que a saudade é o amor que fica. Aposto que o amigo, ou ente querido perdido, não ficaria nada feliz em te ver com esses pensamentos. Então foque em você, no amor de Deus por você, nas outras pessoas importantes em sua vida, em seus sonhos, se reinvente, se levante, seja um exemplo de superação, vamos, você consegue! Eu acredito em você!

Se você respondeu essa TAG, passe-a a diante e indique mais três blogs. (acima eu já indiquei).

Agora um recadinho meu, leia, foi de coração:

E se você se identificou com as perguntas pare e reflita. Não faça nada contra sua própria vida, pelo que você está sentindo e vivendo hoje. Relaxe, nada como um dia após o outro, a vida é uma montanha russa, e todas as coisas boas e ruins que vivemos são aprendizados, tudo é válido e brevemente qualquer dor e sofrimento vai passar, e deixar espaço reservado para momentos incríveis. 

Lembre-se Jesus te ama, ele morreu pra você viver, ele te deu essa chance, não a perca por nada! O surpreenda com suas escolhas! Você ainda será muito feliz, só precisa mandar o sofrimento embora. Não podemos escolher aquilo que nos trará dor, sentimos dor, mas alimentar o sofrimento por dias, semanas, meses e anos a fio, é absolutamente opcional, falo por experiência própria. É sua responsabilidade reagir, lutar por você mesmo, porque vem muita coisa boa por aí. Eu te garanto!

Relaxe, respire, inspire, pense em coisas boas, faça um esforço, levante dessa cadeira, faz alguma coisa, sei que não é nada fácil, se arraste se for necessário, mas se mova, e eu te garanto logo logo você não estará mais se sentindo assim, se dê uma chance de recomeçar, se dê uma chance de ser feliz, de ajudar outras pessoas e de fazer a diferença!!!

Espero muito que vocês tenham gostado das respostas, e espero ainda mais que este post sirva de reflexão e de inspiração. Que sua fé em Deus, seu amor próprio e desejo de viver sejam restabelecidos. Você será feliz, só depende de você. De mais ninguém.

Tem algo que eu possa fazer para te ajudar?

Segue email: isabella-cas@hotmail.com

Minhas redes sociais:

1436390475_facebook1436390642_twitter1436390791_instagram

Instasize_0616085112
Snapchat: isabella-chryst

Divida com a gente sua valiosa opinião sobre este tema importantíssimo, por meio de um comentário.

Gostou do blog? O siga agora mesmo! Um beijo e um abraço❤

ultimos-dias-setembro-amarelo

Anúncios

7 comentários sobre “TAG – 10 fatos que falam sobre o Suicídio #Setembro Amarelo

  1. onlysecretdreams disse:

    E esse recadinho no final Isa? Aaah eu amei que você tratou a respeito desse assunto com tanta delicadeza e verdade, acho que todos nós deveríamos nos conscientizar a respeito deste assunto e parar um tempinho para refletir… já convivi com pessoas que tem depressão e não é nada fácil :/ mas é como você disse, a vida é mesmo uma montanha-russa e tudo passa por ela, e creio que tudo nessa vida passa, e que devemos aproveitar cada momento que temos aqui na Terra, porque afinal a vida é muito curta, e devemos aproveita-la da melhor forma possível com toda a certeza ❤
    Fico muito feliz que tenha me indicado para responder a tag ❤
    Um grande beijo!! ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s